NOVOCINEMANOVO
apresenta documentário sobre zoofilia
Depois de expor o cotidiano de dois bêbados em “Incarcânu A Tiortina” (2008), identificar a solidariedade em meio à decadência com “Os Zumbis de Maria Mandú” (2009) e compor um painel do cangaço a partir de fotos e filmes antigos com “11 Diferente 28-7-1938” (2011), o NOVOCINEMANOVO direciona agora suas câmeras para um tema no mínimo espinhoso: a zoofilia.Realizado inteiramente no Recôncavo Baiano, “A Jega Recebedeira” mantém-se fiel à proposta do NCN de destacar aspectos da sociedade e da cultura do Nordeste nem sempre percebidos pelas grandes massas citadinas e para os quais a intelligentsia não raro torce o nariz.
A zoofilia, em termos estritamente técnicos, é a prática de copular com animais, sendo que, no Recôncavo, a jega é mais cotada. Quer alguns a encarem como perversão, outros como pecado, outros como crime e alguns como mera farra inconsequente, o que fica patente no documentário é que a zoofilia, ainda hoje, é uma realidade na zona rural e, até uma época não muito distante, foi a única alternativa para a iniciação sexual de gerações de rapazes interioranos, bem como de não poucas moças.
Como em seus trabalhos anteriores, os integrantes do NOVOCINEMANOVO abstiveram-se de expressar qualquer juízo de valor sobre o tema enfocado, limitando-se a expô-lo tal como ele se lhes apresentava. Neste sentido, a opinião de especialistas como o veterinário Luís Geraldo, o psicólogo Paulo Galvão, o psiquiatra João Sampaio e o pastor batista João Carlos, também psicanalista freudiano, oferecem um contraponto erudito à saborosa espontaneidade de tipos folclóricos como a professora Tonha da Jega, cujo animal de estimação é a jega Silibrina, uma das “estrelas” do filme. O resultado é não só um estudo nunca feito sobre a zoofilia como uma irresistível avalanche de risos.
O Movimento NOVOCINEMANOVO pela renovação do documentário nacional foi desencadeado e é liderado por Tau Tourinho, Lucas Virgolino e Gabriel Lopes Pontes. Seus filmes constituem objeto de estudo em universidades Brasil afora e repercutem positivamente no país e no exterior.
Gabriel Lopes Pontes (71)9231-8022 - novocinemanovo@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário